segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Cupcakes

Bolinhos que lembram muffins, só que mais delicados.


Eles podem ser decorados com uma montanha de cobertura: creme de manteiga, chantilly, glacê, geléia, frutas, chocolate.

O nome vem da fôrma em que o bolinho é assado, que tem o tamanho eformato de uma xícara (em inglês, cup).Na Inglaterra, os bolinhos também são chamados de fairy cakes (bolos de fada).


Sua fama começou quando as pessoas nos Estados Unidos madrugavam e faziam fila para comprar os cupcakes das padarias mais cobiçadas, antes que a fornada diária acabasse.

Tradicional norte-americano virou moda nos últimos dois ou três anos. Existem há muitos anos, mas depois de ser relançado nos USA virou febre nacional. Essa mania na verdade nos acompanha faz tempo, com um bolinho chamado Bebezinho. Antigamente já era usado, como lembrancinha de aniversário. Bastava colocar uma vela em cada bolinho e o sucesso do evento era garantido. Ou era entregue as crianças no momento de cantar os parabéns e cada criança assoprava a velinha do seu próprio bolo.

Não há como ficar indiferente a este doce tão delicioso que enche os olhos e alegra a vida.
estes pequenos bolos eram cozidos em recipientes individuais, ao contrário dos tabuleiros que hoje se usam para levar os muffins ao forno, especialmente nos Estados Unidos. Existe ainda outra teoria que defende que o nome "cup" não advém apenas das formas em que eram cozinhados, mas também da maneira de medir os ingredientes: por xicaras (cups).


De qualquer das formas, esta foi uma grande inovação para as confeitarias: por um lado, ao serem levados ao forno em pequenos recipientes, demoravam muito menos a serem cozinhados e havia um risco muito menor de serem queimados. Por outro lado, a introdução de medidas específicas fez com que as receitas passassem de mão em mão muito mais rapidamente, estandardizando a forma de fazer bolos. As receitas que nessa altura foram descritas são, em grande maioria, as que ainda hoje se usam.
A base do cupcake é composta por quatro ingredientes básicos - manteiga, açúcar, ovos e farinha - mas a parte superior fica a cargo de cada cozinheiro e da sua criatividade. Depois de a massa de base estar cozinhada, retiram-se os cupcakes do forno e começa a trabalhar-se na cobertura. Normalmente usa-se pasta americana (uma pasta moldável à base de açúcar, que depois de ferver enrijece e pode tomar qualquer cor com o uso de corantes), que pode ser feita em casa ou comprada em qualquer supermercado.
O cupcake que é servido, é decorado individualmente . O resultado? Cada convidado receberá um pedaço de bolo lindamente decorado . Outro plus é que um cupcake não precisa cortar, você elimina essa dificuldade de corte, servindo o bolo durante o evento de recepção. Economiza tempo e esforço.





Nenhum comentário:

Postar um comentário